27 setembro, 2008

Edvard Munch




The Dance of Life, 1899-1900
Oil on canvas
49 1/2 x 75 in
National Gallery, Oslo


Em "The Dance of Life, 1899-1900", casais dançam num campo verdejantes próximo da costa, enquanto duas mulheres observam. As duas figuras ao fundo, à esquerda, parecem dançar estáticamente, ao mesmo tempo que o casal ao centro parece ter parado, olhando atentamente para um e outro.

Este quadro de Munch baseia-se nas celebrações do solstício de Verão em Argardstrand, no seu país natal, a Noruega. A mulher de branco, que se assemelha à namorada do autor, Tulle Larson, simboliza a virgindade, a mulher de vermelho representa o conhecimento carnal e figura de preto, que olha fixamente para os bailarinos cheia de inveja, representa a velhice.

Os contornos deformados e o uso simbólico da cor nesta obra são típicos de Munch e estão ilustrados na sua obra mais famosa intitulada O Grito. O seu estilo é amplamente considerado como aquele que deu origem ao Expressionismo na Europa.

Este quadro faz parte de uma série intitulada "O Friso da Vida", que Munch iniciou quando esteve em Paris, após um primeiro caso amoroso infeliz e a morte de seu pai. Impressor talentoso além de pintor, Munch foi um dos pioneiros da arte moderna. Edvard Munch nasceu em Lote (NOR) em 1863 e morreu em Oslo (NOR) em 1944.





The Scream (or The Cry), 1893
Casein/waxed crayon and tempera on paper (cardboard)
91 x 73.5 cm (35 7/8 x 29")
Nasjonalgalleriet (National Gallery), Oslo



Summer Night´s Dream (The Voice), 1893
Oil on canvas
Museum of Fine Arts, Boston



Death at the Helm, 1893
Oil on canvas
100x120.5cm



The Voice, 1893
Oil on canvas
34 1/2 x 42 1/2 in
Museum of Fine Arts, Boston



The Hands, 1893
Oil on canvas
89 x 76,5 cm
Kommunes Kunstsamlinger, Oslo



The Storm, 1893
Oil on canvas
91,5 x 131 cm
Museum of Modern Art, New York City



Clair de lune, 1893
Oil on canvas
140,5 x 135 cm
National Gallery, Oslo



Starry Night, 1893
Oil on canvas
53 3/8 x 55 1/8 in.
J. Paul Getty Museum, Los Angeles



Ashes, 1894
Oil on canvas
120.5 x 141 cm
Nasjonalgalleriet (National Gallery), Oslo



Madonna, 1894-95
Oil on canvas
91 x 70.5 cm
National Gallery, Oslo



Puberty, 1895
Oil on canvas
150 x 110 cm (59 5/8 x 43 1/4 in)
Nasjonalgalleriet (National Gallery), Oslo



Man and Woman, 1898
Oil on canvas
Bergen Art Museum



Red Virginia Creeper, 1898-1900
Oil on canvas
119.5x121cm
Munch Museum, Oslo



Melancholy, Laura, 1899
Oil on canvas
134.5x160cm




The Dead Mother, 1899-1900
Oil on canvas
39 3/8 x 35 3/8 in
Kunsthalle, Bremen



Golgotha, 1900
Oil on canvas
80x120cm
Munch Museum, Oslo



Red Creeper, 1900
Oil on canvas
32,5 x 48 cm
National Gallery, Oslo



The Beast, 1901
Oil on canvas
94.5 x 63.5 cm
Sprengel Museum, Hanover, Germany



Girls on the Jetty, 1903
Oil on canvas
92 x 80 cm
Collection of Vivian and David Campbell




Lübeck Harbor with the Holstentor, 1907
Oil on canvas
84 x 100 cm
Nationalgalerie. Berlin



The Sick Child, 1907
Oil on canvas
1187 x 1210 mm
Tate Gallery, London



Winter at Kragerö, 1912
Oil on canvas
131,5 x 131 cm
Munch Museum, Oslo



Workers Returning Home, 1913-1915
Oil on canvas
201 x 227 cm
Kommunes Kustsamlinger, Oslo



The Wave, c. 1919
Oil on canvas
110 x 130 cm
Private collection



Kneeling Nude, circa 1920-1923
Oil on canvas
32 1/2 x 31 1/4 in. (82.4 x 79.3 cm.)
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.



Meeting, 1921
Oil on canvas
127 x 108 cm
Private collection


Nenhum comentário:

A bailarina