14 fevereiro, 2010
Paul Klee
Senecio, 1922
Oil on canvas on wood
40.5 x 38 cm
Öffentliche Kunstsammlung Basel Kuntmuseun, Basilea
Na tela "Senecio, 1922", o rosto humano surge esquematizado, dividido, através do uso da cor, em rectângulos. Por outro lado, vários quadrados estão contidos num círculo representando a face com máscara e mostrando o treje multicolorido de um arlequim. O retrato do artista Senecio pode ser considerado como um símbolo da mudança da relação entre a arte, ilusão e o mundo do drama. «Levar uma linha a passear» era como Paul Klee descrevia o seu estilo hieroglífico, inspirado por uma paixão pela música e um interesse pelos sonhos e as incongruências do subconsciente. O estilo único de Klee, que muitos artistas posteriores procuraram perfilhar, combina inocência com sofisticação. Inicialmente, especializou-se em gravura, virando-se para a aguarela depois de uma viagem à Tunísia ter despertado a sua consciência da cor. Em 1911, associou-se a Kandinsky, Jawlwnsky e Feininger, com quem formou o grupo expressionista avant-garde Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), em Munique. Leccionou arte na Bauhaus, em Weimar, mas foi obrigado a bandonar a Alemanha devido às suas tendências artísticas radicais. Pau klee nasceu em Münchenbuchsee (SUI) em 1879 e morreu em Muralto (SUI) em 1940 rosto humano surge esquematizado, dividido, através do uso da cor, em retângulos. Por outro lado, vários quadrados estão contidos num círculo representando a face com máscara e mostrando o traje multicolorido de um arlequim. O retrato do artista Senecio pode ser considerado como um símbolo da mudança da relação entre a arte, ilusão e o mundo do drama. «Levar a linha para passear» era como Paul Klee descrevia o seu estilo hieroglífico, inspirado por uma paixão pela música e um interesse pelos sonhos e as incongruências do subconsciente.
O estilo único de Klee, que muitos artistas posteriores procuraram se espelhar, combina inocência com sofisticação. Inicialmente, especializou-se em gravura e aquarela depois que uma viagem à Tunísia despertou a sua consciência da cor. Em 1911, associou-se a Kandinsky, Jawlwnsky e Feininger, com quem formou o grupo expressionista avant-garde Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), em Munique.
Lecionou arte na Bauhaus, em Weimar, mas foi obrigado a bandonar a Alemanha devido às suas tendências artísticas radicais. Pau klee nasceu em Münchenbuchsee (SUI) em 1879 e morreu em Muralto (SUI) em 1940.
The Bavarian Don Giovanni, 1919
Watercolor and ink on wove paper
8 7/8 x 8 3/8 inches
Guggenheim Museum, New York City
Black Columns in a Landscape, 1919
Watercolor, pen, and ink on paper
8 x 10 3/8 in. (20.4 x 26.3 cm)
The Berggruen Klee Collection
Southern Gardens - 1919
Watercolor and india ink on paper
The Metropolitan Museum of Art, New York City
Temple Gardens, 1920
Gouache and traces of ink on paper
H. 7-1/4, W. 10-1/4 in. (18.4 x 26.7 cm)
The Metropolitan Museum of Art, New York City
Miraculous Landing, or the "112!", 1920
Watercolor, transferred printing ink, pen, and ink on paper
9 3/8 x 12 1/2 in. (23.6 x 31.8 cm)
The Berggruen Klee Collection
Fairy Tales, ca. 1920
Watercolor and gouache on paper
8 1/2 in. x 10 1/4 in. (21.59 cm x 26.04 cm)
Art Gallery of the University of Rochester, New York
Three Flowers, 1920
Oil on priming on cardboard, oil on whole reverse surface
19.5 x 15 cm
Klee-museum, Bern
Dream City - 1921
Watercolor on paper
Private collection
Runner at the Goal, 1921
Watercolor and pencil on paper, bordered with gouache on the cardboard mount, Cardboard: 15 1/2 x 11 7/8 inches
Paper and Border: 12 7/8 x 9 3/8 inches
Paper: 12 1/16 x 8 15/16 inches
Guggenheim Museum, New York City
Wintery Mask, 1925
Watercolour on wove paper, laid down on cardboard
53.5 x 34.6 cm
National Gallery of Canada, Ottawa
Fish Image, 1925
Oil tracing, pen and watercolour on plaster priming on gauze mounted on blue primed cardboard
60.5 x 40 cm
Rosengart Collection, Lucerne
Around the Fish, 1926
Oil on canvas
46.7 x 63.8 cm
Abby Aldrich Rockefeller Fund.
The Museum of Modern Art, New York City
Magic Garden (Zaubergarten), March 1926
Oil on gypsum plaster-filled wire mesh, mounted in artist's wood frame
With Frame: 20 7/8 x 17 3/4 inches
Plaster: 20 1/2 x 16 5/8 inches
Guggenheim Museum, New York City
Drohender Schneesturn, no. 291 [Threatening Snowstorm], 1927
Pen and coloured inks and watercolour on paper laid on card
49.90 x 31.60 cm
National Galleries of Scotland, Edinburgh
Omega 5 (Attrappen), 1927
Oil and watercolor on board
57 x 43 cm
Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O Folclore brasileiro por ser muito rico, além de possuir algumas lendas e mitos comuns em todo o país, outros são especificamente originári...
-
O burburinho que o filme Alice do Tim Burton tem causado anda me deixando mais maluca do que o Chapeeiro Maluco, logo que que sou fãZissima ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário