Oil on canvas on wood
40.5 x 38 cm
Öffentliche Kunstsammlung Basel Kuntmuseun, Basilea
Na tela "Senecio, 1922", o rosto humano surge esquematizado, dividido, através do uso da cor, em rectângulos. Por outro lado, vários quadrados estão contidos num círculo representando a face com máscara e mostrando o treje multicolorido de um arlequim. O retrato do artista Senecio pode ser considerado como um símbolo da mudança da relação entre a arte, ilusão e o mundo do drama. «Levar uma linha a passear» era como Paul Klee descrevia o seu estilo hieroglífico, inspirado por uma paixão pela música e um interesse pelos sonhos e as incongruências do subconsciente. O estilo único de Klee, que muitos artistas posteriores procuraram perfilhar, combina inocência com sofisticação. Inicialmente, especializou-se em gravura, virando-se para a aguarela depois de uma viagem à Tunísia ter despertado a sua consciência da cor. Em 1911, associou-se a Kandinsky, Jawlwnsky e Feininger, com quem formou o grupo expressionista avant-garde Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), em Munique. Leccionou arte na Bauhaus, em Weimar, mas foi obrigado a bandonar a Alemanha devido às suas tendências artísticas radicais. Pau klee nasceu em Münchenbuchsee (SUI) em 1879 e morreu em Muralto (SUI) em 1940 rosto humano surge esquematizado, dividido, através do uso da cor, em retângulos. Por outro lado, vários quadrados estão contidos num círculo representando a face com máscara e mostrando o traje multicolorido de um arlequim. O retrato do artista Senecio pode ser considerado como um símbolo da mudança da relação entre a arte, ilusão e o mundo do drama. «Levar a linha para passear» era como Paul Klee descrevia o seu estilo hieroglífico, inspirado por uma paixão pela música e um interesse pelos sonhos e as incongruências do subconsciente.
O estilo único de Klee, que muitos artistas posteriores procuraram se espelhar, combina inocência com sofisticação. Inicialmente, especializou-se em gravura e aquarela depois que uma viagem à Tunísia despertou a sua consciência da cor. Em 1911, associou-se a Kandinsky, Jawlwnsky e Feininger, com quem formou o grupo expressionista avant-garde Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), em Munique.
Lecionou arte na Bauhaus, em Weimar, mas foi obrigado a bandonar a Alemanha devido às suas tendências artísticas radicais. Pau klee nasceu em Münchenbuchsee (SUI) em 1879 e morreu em Muralto (SUI) em 1940
Nenhum comentário:
Postar um comentário