05 janeiro, 2009

Barbara Kruger




Super rich/Ultra gorgeous/ Extra skinny/ Forever young, 1997
Photographic silkscreen/vinyl
213.36 x 236.22 cm, 84 x 93 in



Untitled (Seeing through you), 2004
Photolithograph, composition and sheet
h: 60 x w: 72 in / h: 152.4 x w: 182.9 cm



Untitled (Taste), 2005
Photograph
20 x 12 inches


No trabalho "Untitled, We are not what we seem, 1988", de grandes dimensões, vista isoladamente, a seção do lado esquerdo desta obra assemelha-se a um retrato de uma modelo elegante dos anos 50. à medida que olhamos para a direita, somos surpreendidos pela imagem constratante da mesma mulher inseririndo uma enorme lente de contacto no olho.

As palavras inseridas em intervalos iguais no centro da composição distraem a nossa atenção. A simples justaposição das palavras e da imagem lembra o design comercial, refletindo o passado de Kruger como directora artística de uma revista feminina.

Através da técnica da montagem, ela corta ou amplia imagens encontradas, que são sobrecarregadas de afirmações atacando a opressão, a hipocrisia e a estrutura do poder pela qual os homens assumem o controloe Kruger exerceu forte influência sobre a arte e a teoria feministas. Ao trabalhar na "arena públuca" - placares, T-shirts e livros - e ao utilizar um estilo familiar, Kryger garante a fácil acessibilidade das suas mensagens, aumentando a sua eficácia como comentantarista social e agitadora política. Barbara Kruger nasceu em Newark, NJ (EUA) em 1945.

Nenhum comentário:

A bailarina