30 agosto, 2007

Agosto

de 01 à 31

No dia 1º de Agosto de 1498, Cristóvão Colombo avista a primeira terra firme do continente americano, que em seguida se chamará Venezuela.

1744 - Nasce Jean-Baptiste Lamarck. A teoria lamarquista foi uma das primeiras a tentar explicar o mecanismo de evolução dos seres vivos, afirmando que os fatores ambientais poderiam modificar os indivíduos.
1981
- O canal de música MTV entra no ar nos Estados Unidos. O primeiro clipe apresentado foi Vídeo Killed the Radio Star, do grupo Buggles.

No dia 2 de Agosto de 1957 Morre aos 67 anos o pintor Lasar Segall. Lituano, ele morou muitos anos no Brasil e ajudou a difundiu a arte moderna no país.

2001
- O general Radislav Krstic é condenado por genocídio a 48 anos de prisão pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia.

Em 3 de agosto de 1914, França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, iniciando a Primeira Guerra. O estopim foi o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em 28 de junho. Entre 28 de julho e 3 de agosto, todas as potências entram na guerra (menos a Itália).

1492
- Zarpa de Palos de Moguer a frota comandada por Cristóvão Colombo, composta pelas três caravelas ("Pinta", "Nina" e "Santa Maria"). Esta viagem culminou com o descobrimento da América.

O escritor dinamarquês
de contos infantis, Hans Christian Andersen, morre em 4 de agosto de 1875. Em suas histórias, como O Patinho Feio e João e Maria, misturava lendas populares, ensinamentos morais e humor. Ele nasceu em 2 de abril de 1805. Era pobre, desajeitado e alto demais quando criança, o que influenciou seus textos.
1901
- Nasce Louis Armstrong, músico norte-americano.

Em 5 de agosto de 1954, quando o jornalista Carlos Lacerda se aproximava do seu apartamento, na Rua Toneleros, ele foi vítima de um atentado. As balas feriram seu pé e mataram o major Rubens Vaz da FAB, que lhe fazia a segurança. O mandante do crime foi o chefe da guarda de Getúlio Vargas, Gregório Fortunato.

1850
- Nasce o escritor francês Guy de Maupassant.
1936
- O atleta negro norte-americano Jesse Owens ganha a terceira medalha de ouro na Olimpíada de Berlim, na Alemanha. Na época, o país estava sob o domínio do nazismo.
1955
- A cantora Carmen Miranda morre aos 46 anos, vítima de um ataque cardíaco.
1962
- Morre a atriz norte-americana Marilyn Monroe (Norma Jean Baker), sob suspeita de suicídio com barbitúricos, aos 36 anos.

Em 6 de agosto de 1945, a cidade japonesa de Hiroshima é destruída pela primeira bomba atômica detonada pelo homem como arma de guerra. A bomba foi lançada de um avião americano modelo B-29, batizado de "Enola Gay". Três dias depois, a segunda bomba destruia Nagazaki, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. 1661 - Portugueses e holandeses assinam um tratado, estabelecendo que Portugal fica com os direitos sobre o Brasil e a Holanda, sobre o Ceilão.

1881
- Nasce Alexander Fleming, médico britânico, descobridor da penicilina e Nobel de Medicina em 1945.
1910
- Nasce o compositor brasileiro Adoniran Barbosa.
1926 - Estréia no Cinema Warner (Nova York, EUA) o primeiro longa-metragem totalmente sonoro, "Don Juan", de Alan Crosland.
2001
- Morre Jorge Amado, escritor baiano e membro da Academia Brasileira de Letras.

Em 7 de agosto de 1942,
nasce o músico brasileiro Caetano Veloso (foto). O baiano de Santo Amaro da Purificação foi um dos idealizadores do movimento Tropicália. Em 1968, ele lança o disco "Tropicália ou Panis et Circensis" ao lado de Gil, Gal, Tom Zé, Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam e Nara Leão.

1876 - Nasce Margarita Gertrudis Zelle, ou "Mata Hari", dançarina holandesa, acusada de espionagem para a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
2000 - A União Astronômica Internacional (IAU) anuncia a descoberta de dez novos planetas fora do sistema solar.

Em 8 de agosto de 1974, o republicano Richard Nixon renuncia à presidência dos Estados Unidos. Sob ameaça de impeachment, por ter dado aval à espionagem da sede do Partido Democrata em Washington, Nixon foi o primeiro dirigente norte-americano a renunciar.


1864 - Criação da Cruz Vermelha.
1945
- Representantes das quatro potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial aprovam, em Londres, a criação de um tribunal internacional de guerra para julgar os criminosos nazistas. Os julgamentos no Tribunal de Nurembergue contra 22 indiciados terminam em agosto de 1946.
1960 - A empresa farmacêutica norte-americana G.D. Searle Drug lança no mercado o produto Enovoid, a pílula anticoncepcional.

Em 9 de agosto de 1997, morre o sociólogo Herbert de Souza. Betinho nasceu em 1935, na cidade mineira de Bocaiúva. Como seus irmãos Henfil e Chico Mário, herdou a hemofilia e contraiu o vírus HIV em transfusão de sangue. Ele criou a Ação da Cidadania Contra Fome e a Miséria, liderando campanha nacional.


1989
- Darli Alves da Silva e seu filho Darci são pronunciados como autores do assassinato do líder sindical Chico Mendes.

Em 4 de Agosto de 1956 morre Bertolt Brecht, poeta e dramaturgo alemão.


Em 15 de agosto de 1969, tem início o Festival de Woodstock, em uma fazenda em Nova York. Cerca de 500 mil jovens conviveram por três dias, no auge da pregação em torno do sexo, drogas e rock'n'roll. Este movimento da "contracultura" criticava o capitalismo e condenava a Guerra do Vietnã.

1945
- Com a derrota japonesa, anunciada pelo imperador Hiroito, termina a Segunda Guerra Mundial.

Elvis morre em 16 Agosto de 1977


1958
- Nasce Madonna.

Em 19 de agosto de 1936, Federico Garcia Lorca é assassinado, sendo uma das
primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola. No início de sua carreira, sofre influência de Buñuel e do mestre do surrealismo, Salvador Dali. Lorca é o poeta espanhol mais conhecido, só perdendo para Cervantes no número de edições e traduções.

1977 - Morre Groucho Marx, ator cômico norte-americano.
1979 - Os cosmonautas russos V. Liakhov e V. Riumin batem recorde de permanência no espaço: 175 dias.

Em 20 de agosto de 1940, o revolucionário comunista Leon Trotsky é assassinado. Nascido em 1879, seu verdadeiro nome era Lev Davidovitch Bronstein. Em 1917, Lenin e Trotsky proclamam o Estado Operário na Rússia. Em 1924, Lenin morre e Stálin passa a perseguir Trotsky, conseguindo bani-lo do país em 1929.

1977
- A nave americana Voyager II é lançada para explorar outros planetas. Antes de sair do sistema solar, ela passa por Júpiter, Saturno, Urano e Mercúrio.

2000 - O poeta peruano César Calvo, um dos mais importantes da "Geração de sessenta", morre em Lima aos 60 anos de idade.

Em 21 de agosto de 1989, morre Raul Seixas, um dos grandes músicos brasileiros. "Raulzito" gravou mais de 20 discos, teve cinco esposas e sofreu com o alcoolismo, que lhe rendeu uma pancreatite aguda, motivo de sua morte. Seu estilo fundiu o rock com todos os ritmos brasileiros, do xote ao baião.

1911
- A República de Portugal promulga a primeira constituição de sua história.
1911 - O quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci, é roubado do Museu do Louvre, em Paris. A pintura seria recuperada dois anos depois.
1940
- Morre no México o revolucionário russo Leon Trotski, mortalmente ferido no dia anterior pelo anarquista catalão Ramón Mercader.
1989 - A organização anti-apartheid da África do Sul apresenta um plano para pôr fim ao conflito racial no país.
1996
- Atletas brasileiros conquistam 21 medalhas na Paraolimpíada de Atlanta. A Austrália termina como líder do torneio para deficientes físicos.

Em 22 de agosto de 1976, morre o ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek. Nascido em Diamantina, Minas Gerais, "JK" formou-se em Medicina. Em 1956, tornou-se presidente e baseou seu governo no Plano de Metas, que incluia a construção da nova capital do país, Brasília.


1864 - O Tratado da Cruz Vermelha Internacional ou Convenção de Genebra é assinado.
1950 - A Assembléia Européia aprova a Declaração dos Direitos Humanos.
1965
- O programa Jovem Guarda, que teve participações de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entra no ar pela TV Record.
1998
- O Exército Nacional de Libertação Irlandês (INLA) declara o cessar fogo, após 23 anos de violência em Ulster.
2001
- O ônibus espacial Discovery aterrissa em Cabo Canaveral, Flórida (EUA), com três astronautas da Expedição II da Estação Espacial Alfa, após passarem mais de cinco meses no espaço.

Em 25 de agosto de 1984, morre o escritor norte-americano Truman Capote . Juntamente com Tom Wolfe e Hunter S. Thompson, Capote instituiu o "new journalism" na década de 60. O estilo extinguia a objetividade e a neutralidade, aproximando-se da literatura. Sua principal obra foi "A sangue frio", de 1966.

1900 - Morre Friedrich W. Nietzsche, filósofo e escritor alemão.

1930 - Nasce Sean Connery, ator britânico, que se tornou famoso por atuar nos primeiros filmes da série do herói James Bond, o 007.
1978
- O Vaticano expõe pela primeira vez o Santo Sudário, mortalha que teria coberto o corpo de Jesus Cristo.

No dia 26 de agosto de 1789, durante a Revolução Francesa, a Assembléia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. O documento defende a propriedade privada, institui a igualdade jurídica e a liberdade pessoal, ou seja, os direitos naturais e sagrados do homem.

1936
- A British Broadcasting Corporation (BBC) consegue Redação Terratuar a sua primeira transmissão mundial de televisão.
1994
- São Caetano do Sul, em São Paulo, foi apontada pela Unicef como a cidade brasileira que oferece melhores condições de sobrevivência às crianças de até seis anos.

No dia 27 de agosto de 1910, nasce Agnes Gonxha Bojaxhiu, "Madre Teresa de Calcutá", em Skopje, atual capital da Macedônia. Em 1946, ela teve uma inspiração, indicando que deveria dedicar sua vida aos pobres. Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho assistencial.

551 a.C. - Nasce Confúcio, filósofo chinês.

No dia 28 de agosto de 1992, o processo de impeachment de Fernando Collor é aprovado pela Câmara dos Deputados. O primeiro governo eleito por voto direto desde 1960 durou de 15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992. O processo ocorreu após acusações de corrupção e da mobilização da sociedade.
1749
- Nasce Johann Wolfgang Goethe, escritor alemão.
1
929 - O dirigível "Graf Zeppelin" completa sua primeira volta ao mundo, realizada em 20 dias e 4 horas.
1
963 - Cerca de 250 mil pessoas ouvem o discurso do líder negro Martin Luther King, em Washington, durante um protesto pelos direitos civis.

No dia 29 de agosto de 1730, nasce o grande expoente do barroco no Brasil, Antônio
Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Aos 47 anos, o mais famoso escultor mineiro foi atacado por uma doença (não se sabe se sífilis, escorbuto ou reumatismo deformante) que o deixou aleijado, deformando-lhe os pés e as mãos.

1982 - A atriz Ingrid Bergman, estrela de Casablanca, morre de câncer aos 67 anos.

No dia 30 de agosto de 1994, o Senado brasileiro aprova o projeto de lei que transforma em crime hediondo o homicídio qualificado ou praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela (foto) assassinada em 1992, encabeçou o movimento e colheu 1,3 milhão de assinaturas.


1879 - Thomas Edison apresenta seu primeiro aparato telefônico, que superou o antigo sistema de Felipe Heiss, aperfeiçoado por Bell.
1973
- O Quênia bane a caça de elefantes e o comércio do marfim, fonte de subsistência da população do país.
2000 - O líder independentista Xanana Gusmão é reeleito para presidente do Conselho Nacional da Resistência do Timor Leste.
2001 - Acontecem as primeiras eleições democráticas para eleger os membros da Assembléia Constituinte no Timor Leste, com um índice de participação de 91 por cento.

No dia 31 de agosto de 1997, morre a princesa Diana (foto) e seu namorado, Dodi Al Fayed. Eles estavam em Paris e morreram em um acidente de automóvel. O motorista perdeu o controle da direção quando tentava fugir de fotógrafos. A morte da princesa provocou comoção em diversos países.

1951 - Surge o primeiro long-play (LP), apresentado pela empresa alemã Deutsche Grammophon.

2001 - A Conferência Mundial contra o Racismo é inaugurada em Durban (África do Sul).

Nenhum comentário:

A bailarina