24 junho, 2007

Helena e Páris


Descrita na Ilíada de Homero, a história de Helena de Tróia e a guerra que por ela se travou fazem parte das lendas gregas, combinando fatos com ficção.

A história de Helena é muito conturbada, cheia de paixões arrebatadoras e traições amorosas. Existem muitas versões da história, mas o que parece verdade é que ela era filha de um rei de Esparta chamado Tíndaro.

Quando criança, foi raptada por Teseu e depois libertada por seus irmãos e levada para Esparta outra vez.

Helena tinha diversos pretendentes e o pai fez com que todos jurassem respeito à vontade da filha e ajudassem o seu escolhido. A sorte - ou o azar - coube a Menelau e os dois se casaram.

Páris, filho do rei Príamo de Tróia, apaixonou-se por ela no momento em que a viu e, não aguentando a paixão, raptou-a, levando-a para Tróia.

Parece que ela mesma colaborou com o rapto porque Paris era muito bonito e isso a seduziu completamente.Os gregos prepararam uma grande armada liderada pelo irmão de Menelau, Agamémnon, para recuperar a bela rainha. Mil barcos gregos partiram através do mar Egeu a caminho de Tróia.Durante nove anos a cidade manteve-se inexpugnável, até que os gregos construíram um enorme cavalo de madeira (oco por dentro), no interior do qual se esconderam vários guerreiros.

Os troianos aceitaram o cavalo e levaram-no para dentro da cidade.Toda a cidade festejou pensando que essa era a forma de Menelau se desculpar e retirar. A verdade é que, nessa mesma noite, enquanto toda a gente dormia, os guerreiros saíram de dentro do cavalo e abriram as portas ao restante exército que esperava.Tróia foi destruída e Paris morreu em combate.

Helena restituída a Esparta, casou-se então com Deífobo, que era cunhado de Menelau.

Conta ainda a história que Helena e Menelau foram enterrados juntos, mas há uma outra versão; nela se afirma que, após a morte de Menelau, Helena foi expulsa da cidade. Fugiu para Rodes onde foi enforcada pela rainha Polixo, vingando-se dessa forma da perda do marido na guerra de Tróia.

Existe ainda uma terceira versão que encontra Helena casada com Aquiles, vivendo tranqüilamente por muitos anos. Provavelmente tudo isso é a junção de muitas histórias contadas por Homero como uma só e tudo o que sabemos sobre a Guerra de Tróia e o rapto de Helena, é que provavelmente tudo seja muito mais fantasia do que realidade.

Nenhum comentário:

A bailarina