06 janeiro, 2007

Johannes Vermeer

Tela: Moça com Brinco de Pérola

Tela: Vista Delft

Um dos grandes mistérios da Arte é a moça que inspirou o pintor holandês Johannes Vermeer a conceber Moça Com Brinco de Pérola, seu quadro mais famoso e considerado por muitos sua obra-prima. Moça com Brinco de Pérola (o filme) parte justamente desta questão.

Baseado em livro de Tracy Chevalier, o roteiro sugere que a tal moça era Griet, uma criada da casa de Vermeer. Dirigido com uma elegância absurda por Peter Webber, o filme traz um romance incrivelmente sutil, tocante e que se concentra mais na sugestão. Sem beijos e declarações óbvias, o poder de envolvimento exercido pelo relacionamento entre Vermeer e Griet é inexplicável: olhares, gestos, diálogos breves e sugestivos, tudo isso absorvendo o espectador e sendo absorvido pelo espectador.


Tudo é perfeito, direção, figurinos, direção de arte e a soberba fotografia do português Eduardo Serra. O trabalho de Serra mostra-se mais fabuloso a cada tomada, utilizando uma variação de cores e iluminação para entrar em paralelo com os sentimentos de uma situação ou, "simplesmente", reproduzindo na tela de cinema o que Vermeer fazia nas telas de suas pinturas.

Ou seja: em vários momentos Serra compõe sua fotografia como uma reprodução das iluminações dos quadros do pintor holandês. Fantasticamente impactante. Se em um capítulo de Sonhos Kurosawa colocava um personagem em quadros de Van Gogh, aqui a sensação é de que realmente estamos acompanhando os personagens interagindo sobre uma pintura, formando, assim, quase um quadro vivo a cada enquadramento. As sombras deslizam suavemente sobre os atores, e cada corpo parece emanar luz própria.

Graças a trabalhos como esses, obras e artistas do passado acabam tornando-se conhecidos do grande público. Antes do filme, poucos tinham ouvido falar de Vermeer, que nasceu Johannes Vermeer em Delft, Holanda, em 1632. Sabe-se muito pouco sobre a vida do introspectivo artista que em suas pinturas transmitia muita paz talvez devido às suas próprias meditações e análise do mundo que o cercava.

Moça Com Brinco de Pérola pode ser o quadro mais famoso do artista, mas foi outro quadro, Vista de Delft, que foi escolhido por um júri de especialistas em arte como uma das dez maiores obras de arte do mundo já feitas pelo homem. Tal obra está em Maurithshuis, Haia - Holanda.

Este quadro foi chamado "o primeiro quadro impressionista da pintura européia", pela sua atmosfera. Marcel Proust, quando pediram a sua opinião sobre este quadro disse: "É o quadro mais belo do mundo".

Se não for, é um dos quadros mais conhecidos da história da pintura. Pela perspectiva, luminosidade, pelas imagens das casas refletidas na água, e por ser de extrema suavidade e transparência, com efeitos pontilhados.

O artista que viveu épocas abastadas onde nada lhe faltava devido aos seus mecenas, morreu pobre e endividado com apenas 43 anos de idade, deixando mulher e 11 filhos. Jan Vermeer morreu em Delft, cidade onde nasceu, em 1675.

Nenhum comentário:

A bailarina