27 janeiro, 2007

O Perfume

Perfume: A história de um Assassino
(Das Parfum - Die Geschichte eines Mörders, Alemanha, França, Espanha, 2006)

Li o livro 8 vezes. Coisa de louca? Não, o livro é muiiiiiito bom. E a minha edição é apenas uma das 15 milhões de cópias vendidas-mundo.

Portanto nada mais sensato que enfrentar uma estréia pós-feriado-último-fim-de-semana-férias para ver o filme. E o mais hilário é que fui na matinê para não me aventurar a pegar um fim de tarde, início de noite com a cara de sampa: com direito a “toró” + trânsito + alagamento (o toró eu peguei mais tarde).

A questão que todos tinham dúvidas é se o diretor do filme, Tykwer conseguiria o que o livro fez com sucesso: o leitor conseguir entrar na alma do personagem e "sentir" os cheiros bons e ruins que o fazem sentir-se vivo.

O filme parece que tenta capturar o cheiro através de close-ups de narizes, 27 no total segundo a critica alemã. Eu não os contei, e nem precisava, para isso existem os recursos visuais, e o resto que fique por conta da imaginação de cada um, e a minha alçou vôo.

Um momento bastante olfativo é a cena do mercado de peixes onde Grenouille nasce, sugerido de maneira bastante incisiva. O fedor da Paris daqueles tempos, chega até narizes menos sensíveis. em especial do mercado de peixes onde Grenouille nasce, é sugerido de maneira bastante incisiva.

O interessante no filme é a forma em que Tykwer literalmente ceifa a vida dos personagens que perdem sua função na história. Não são homicídios, mas eventos de grande escala. Quando Grenouille toma para si o papel de ceifeiro, algo que ocorre na segunda metade (quando o protagonista descobre o quão irônico o destino foi com sua capacidade extraordinária), torna-se uma convencional (e bem cuidada) história de serial-killer com a pesada ênfase no olfato.

Direção competente, figurino muito bom e a excelente fotografia de Frank Griebe..

O Livro, dispensa comentários e o filme preciso ver outra vez antes de ser lançado em DVD, que fatalmente eu irei comprar para ver outras 6 vezes.

Detalhe: O Grenouille do livro chega a causar repugnância justamente pela falta de "cheiro". O Grenouille-Ben Whishaw do filme é um pitéusinho, cheirosinho, tetéinho, o diretor errou feio para melhor. (não resisti).

Ficha Técnica

Gênero: Suspense
Duração: 147 min
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Produtora(s): Constantin Film Produktion GmbH, VIP 4 Medienfonds, Nouvelles Éditions de Films, Castelao Producciones S.A., Ikiru Films S.L.

Diretor(es): Tom Tykwer
Roteirista(s): Andrew Birkin, Patrick Süskind, Bernd Eichinger

Elenco: Ben Whishaw, Dustin Hoffman, Alan Rickman, Rachel Hurd-Wood, Andrés Herrera, Simon Chandler, David Calder, Richard Felix, mais...

Site Oficial:

  • O Perfume

  • Trailer:



    Nenhum comentário:

    A bailarina